69 3342-2058

ACIC Economia

Conheça o novo produto da ACIC: o ACIC Economia

 

 

 

ACIC ECONOMIA: A principal pesquisa do mercado local, servindo como uma baliza para o empresariado da região para tomar decisões de negócios, como pro exemplo administrar e de planejar o futuro da empresa.

Para explicar melhor o que é o ACIC Economia, usamos, abaixo, o método de perguntas e respostas. 

O que é o ACIC Economia?
O ACIC Economia é a pesquisa empresarial elaborada, executada e apurada pela ACIC para auxiliar as tomadas de decisões de negócios em Cerejeiras. Uma pesquisa é feita nas empresas do município cerejeirense, depois os dados colhidos pela sondagem são apurados, dispostos em tabela e depois colocados à disposição dos clientes do ACIC Economia.

Qual o período pesquisado pelo ACIC Economia?
O ACIC Economia mede a atividade econômica da empresa pesquisada comparando com o mesmo período do ano anterior. Por exemplo: O empresário responde ao questionário comparando os meses de janeiro, fevereiro e março do ano atual pesquisado com os meses de janeiro, fevereiro e março do ano anterior.

Como é feita a pesquisa do ACIC Economia?
A pesquisa, que é feita quadrimestralmente, é realizada da seguinte forma: 1) Um questionário elaborado pela ACIC é enviado para aproximadamente 130 empresas de Cerejeiras; 2) Os proprietários dessas empresas são treinados para responder o questionário; 3) Os empresários pesquisados respondem o questionário, comparando a atividade empresarial no período proposto; 4) Após as respostas serem assinaladas, a ACIC recolhe o questionário e apuram os dados colhidos; 5) Depois a ACIC sintetiza os dados num gráfico e tabela.

Esses questionários são enviados para empresas de que setores?
Para todos os setores: comércio, serviço e indústria.

Empresas de outros municípios são ouvidas?
Não. Somente as de Cerejeiras são analisadas.

O que contêm esses questionários?
Contêm todas as informações que mostram o quadro econômico do momento da pesquisa, como número de colaboradores contratados ou dispensados, queda ou aumento nas vendas, faturamento, etc. A pesquisa também mede a percepção do empresariado, como, por exemplo, se o empresário pretende contratar ou demitir funcionários nos próximos meses.

Os patrocinadores influenciam na coleta dos dados do ACIC Economia?
De jeito nenhum! Os patrocinadores não participam da coleta, nem da apuração e nem da classificação dos dados. Esse trabalho é feito por profissionais neutros, que utilizam somente os critérios técnicos para a execução de todas as etapas da pesquisa. Os patrocinadores se limitam apenas em estampar os anúncios na capa e contracapa do relatório final do ACIC Economia.

Quem terá acesso aos dados da pesquisa?
Os associados da ACIC e as empresas que queiram comprar o relatório final.

Para que serve esses dados?
Para auxiliar nas tomadas de decisões, uma vez que informações foram colhidas com competência, profissionalismo e ética.

Alguma empresa pesquisada vai ter os dados expostos?
De forma alguma. Essa é uma das questões éticas que o ACIC Economia jamais abre mão. Nenhuma empresa pesquisada será sequer identificada, muito menos os dados dela serão expostos.

Quanto custa o relatório final do ACIC Economia?
Para as empresas que colaboram com o projeto, não custa nada. As empresas receberão o relatório com os dados da pesquisa. Já para as outras instituições que queiram comprar será feito uma negociação com a diretoria da ACIC.

O ACIC Economia tem o patrocínio da Sicoob/CrediSul, do Escritório Contábil Líder, do Escritório Contábil Master, da SG  Master Sistema, da Ronnet e da Solar Materiais para Construção.

 

Veja, abaixo, dados das pesquisas do ACIC Economia já apurados

PESQUISA

PERÍODO 

RECEITAS %

EMPREGOS

Nº 01

meses 10, 11 e12 de 2014

contra 10, 11 e 12 de 2015

-6,26 % em média de perca de receitas das empresas pesquisadas 

-130 postos de trabalho foram perdidos

Nº 02

meses 01,02,03 e 04 de 2015

contra 01,02,03 e 04 de 2016

-1,65 % em média de perca de receitas das empresas pesquisadas

-86 postos de trabalho foram perdidos

 

 
 

 

Texto: Rildo Costa

Projeto Gráfico: Gráfica Futura

Tabela: João Pedro Yin

<< Voltar


Clique para ver a última edição

Informativo Setembro 2018

69 3342-2058

Av. da Nações, 2073
Centro - Cerejeiras/RO
CEP: 76997-000

Acompanhe a ACIC Cerejeiras

Ouvidoria ACIC Cerejeiras